Estojo feito Com Lata de Batata

Separe a sua latinha de batata que hoje iremos fazer artesanato com reciclagem! Ou melhor, mais um…
Transformaremos uma latinha de batata em um lindo e descolado estojinho escolar, nó utilizamos como porta-lápis, mas a ideia é bem versátil e pode servir para várias coisas. 
Adoramos transformar lixo em luxo, se for algo útil então melhor ainda. O artesanato com reciclagem permite esta transformação, se você mostrar o estojinho pronto as pessoas nem imaginam que é uma latinha de batata.
Estojinho de tecido com latinha de batata

Lista básica de materiais:

  • Colas diversas: A maior parte do trabalho é feita com cola branca
  • Latinha de batata com tampa, manta acrílica, EVA, tecidos a seu gosto, elástico, pinceis diversos, botões e fitas para decorar

Artesanato com reciclagem: estojinho de latinha de batata

Para limpar a latinha nós utilizamos álcool, com a latinha tampada marcamos 8 cm e traçamos uma linha de guia. Com um estilete (e com muito cuidado) cortamos a latinha, como visto abaixo.
Estojinho de tecido com latinha de batata
Agora iremos colar a manta acrílica na latinha, ela irá forrar e deixará nosso estojinho mais fofinho.
Com um pincel esparramamos a cola branca Cascorez aos poucos e vamos colando a manta acrílica. Para esta parte a manta acrílica terá aproximadamente 8 cm x 30 cm.
Estojinho de tecido com latinha de batata
Feito isto, iremos usar a latinha como gabarito e vamos cortar um círculo de manta acrílica que será o fundo do nosso estojinho. Ainda com cola branca Cascorez iremos colar um círculo de tecido no fundo. Este círculo como visto abaixo envolve uma parte da lateral da latinha.
Faça o mesmo procedimento na parte debaixo da latinha, aqui a manta acrílica terá aproximadamente 13,5 cm x 30 cm.
Estojinho de tecido com latinha de batataVamos utilizar dois retalhos de tecido com aproximadamente 12 cm x 30 cm para a parte de cima e 15 cm x 30 cm para parte debaixo. Mostramos abaixo que fizemos uma barrinha nos dois retalhos de tecido utilizando a cola branca mesmo.
Estojinho de tecido com latinha de batata
Vamos envolver a latinha com tecido, aqui vale observar que colamos apenas nas extremidades, evitamos passar muita cola na lateral da latinha e a barrinha que fizemos ficará para o lado de fora (observe a 2ª imagem). Faça os ajustes nos tecidos cortando o excesso e colando para o interior da lata.
Repita este mesmo procedimento na parte superior (tampa da latinha).
Estojinho de tecido com latinha de batata
Precisaremos de um pedaço de EVA de aproximadamente 17 cm x 30 cm, coloque no interior da latinha cortando o excesso. Com a cola de EVA cole o EVA no tecido como  mostrado na imagem abaixo.
Estojinho de tecido com latinha de batata
Forre a tampa da latinha, observe que o EVA não cobre todo o interior da latinha.
Com cola quente iremos afixar o elástico que tem que ser do tamanho suficiente para prender a tampa na latinha. Colamos bordado inglês por cima do elástico para dar acabamento. Uma dica importante é fazer as emendas todas na mesma posição.
Estojinho de tecido com latinha de batataAgora é só enfeitar a seu gosto. Tínhamos estes botões em formato de coroa e achamos que iria combinar com o estilo que demos a nossa latinha.
Estojinho de tecido com latinha de batata
Esta é o nosso estojinho feito com latinha de batata!
Estojinho de tecido com latinha de batata
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário